A FUNÇÃO DE NUTRIÇÃO

 

 

   Nutrição autotrófica e heterotrófica

 

    A nutrição é o conjunto de processos pelos quais os seres vivos trocam matéria e energia com o meio que os rodeia.

   A função de nutrição inclui vários processos como  captação de nutrientes, a sua transformação e consequente  distribuição a todas as células e eliminação de excreções, resultantes da utilização dos nutrientes a nível celular. São processos comuns a todos os seres vivos e, para tal, muitos possuem orgãos e sistemas especializados : sistema digestivo, respiratório, circulatório e excretor.

 


 

 

     Nutrição autotrófica: Fotossíntese

   

   Algumas bactérias (procariontes), algas (protistas) e plantas fazem a nutrição autotrófica, por fotossíntese:

   Denominam-se  autotróficos porque são capazes de transformar a  matéria inorgânica do meio em matéria orgânica e fotossintéticos porque para isso  obtêm a energia da  luz solar.

  

 

 


    A importância da fotossíntese

   

  

   A fotossíntese realiza-se nos  cloroplastos, onde  se encontram os pigmentos capazes de captar e absorver a energia luminosa proveniente do  sol. (ver doc.word )

  • Há transformação de  matéria inorgânica em orgânica: a partir da fonte de carbono do dióxido de carbono do ar - Fase química.
     

  • Há transformação da energia luminosa em energia química: que é  utilizada  por todos os seres vivos. Os vegetais pertencem ao  único nível produtor da cadeia trófica - Fase fotoquímica.
     

  • O oxigénio  liberta-se como produto residual e é utilizado pela maioria dos seres vivos na respiração celular.

  

  

 

Fase fotoquímica ( membrana dos tilacóides)

 

Fase química - Ciclo de Calvin ( estroma)


 

  

 

Voltar